quinta-feira, 10 de maio de 2012

Retalhos de Lembranças


                Eu tinha cerca de vinte e seis anos, parecia como uma noite qualquer, uma simples visita depois de um dos pedidos de meu Dindo, eu era ainda muito jovem, mas segundo meu avô esta função que exercíamos de advogados da família, era uma posição de destaque e honra afinal tudo desde minha faculdade até as causas da firma, tudo tinha uma relação vinda da família. E era de suma importância que nessa cerimônia como meu avô chamava eu estivesse sozinho, me irritava visitar o Dom sem meu avô ele saberia como se portar muito melhor que eu.
                Ao chegar, nos sentamos à mesa, a comida foi servida, uma bela macarronada feita pela Mama Sofia, como era carinhosamente chamada à cozinheira do Dom, uma velha senhora que havia perdido seu marido enquanto este trabalhava de guarda costas de um dos filhos do Dom, Ricardo o filho mais novo do Padrinho havia morrido nesse incidente, mas a maneira como o esposo da Mama havia morrido, figurou na família como uma grande divida desta para com ela e seus filhos, portanto a minha mesa estava um de seus filhos, Leonardo, um dos homens de confiança do neto do Dom, Giovani.
                - Meus queridos filhos – o Dom começou – creio que todos entendam que se os chamei aqui, todos e ao mesmo tempo, tenho um grande assunto a tratar, a família tem tido sucesso em todos esses anos devido a união e fidelidade de grande homens como sabem.
                O Dom esquecia que havia entre os homens ali presentes gratidão e tradição o bastante para que estes fossem fiéis aos princípios da Família, e aos que faltava gratidão e tradição a falta de escrúpulos ou até mesmo o medo sobravam era simples, para qualquer homem entender porque estes entravam para a máfia, qualquer um ali sabia das vantagens uma vez já procuradas, ou dos prejuízos de uma recusa, Dom Vicente era um homem bom para os seus, nunca extorquia além do necessário, e havia sido até mesmo para os drogados um homem relativamente bom, afinal um par de ossos quebrados é obviamente melhor que a morte.
                Enquanto todos confirmavam as palavras iniciais do Dom com seus votos familiares, ou sorrisos extremamente dissimulados, o Dom continuou:
                - Venho sendo o Dom desde muito tempo, e venho por meio desta reunião dizer que não o pretendo ser por muito tempo, a Família precisa de um sangue novo, mas duvido que qualquer um dos meus netos esteja pronto realmente para assumir tal função.
                Os Netos do Dom se entreolharam, eram quatros estes, os dois mais velhos já beiravam seus trinta anos, enquanto os mais novos mas também ali presentes, tinham respectivamente dezenove e quinze anos, Dois netos para o filho mais velho do Dom, e um neto para cada uma de suas filhas, mas antes que qualquer um desses tivesse a chance de manifestar o Dom continuou:
                - Por isso que tenho que eleger entre vocês um consigliere, e não vejo candidato melhor que Leon Hernandez, que passara agora a ser chamado entre nós Consigliere Hernandez tal qual o era seu avô, e para assumir meu cargo eu indico meu neto André.
                André não era o neto mais velho mas pela sua formação e cargo era meio óbvio que esta seria a escolha do Dom, a família Benatti tinha conseguido sua influência através de um jornal durante a ditadura militar, que concordou ao mesmo tempo em trabalhar para o governo e a passar informações para os esquerdistas e comunistas aqui presentes, a proteção e a caça daqueles que não lhes pagavam tributo foi o que fez com que a família atingisse seu patamar de influência. Sem esquecer-se da gratidão daqueles que foram com sucesso exilado pelo uso dos advogados da Máfia, e a gratidão dos operários escondidos quando estes assumiram cargos no poder. A Família Benatti era a prova viva de que todo homem poderia ser corrompido, mas não era como estes pensavam, agiam e seguiam como uma grande família e esta é a fórmula usada para sobressair-se sem danos de todas as mudanças do jogo, formula criada de todas as formas pelo Dindo com a ajuda do meu avô e agora era eu e André que iriamos assumir tudo aquilo, uma honra e também uma maldição.
                A reunião acabou e naquela mesma noite, o Dindo morreu de um enfarte fulminante, se ele não tivesse feito aquela reunião só Deus sabe a guerra que tudo aquilo havia se tornado, e a pensar na guerra que mesmo assim aconteceu depois, sua decisão foi correta, afinal eu era assim como meu avô um "Consulente del Sangue Caldo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário